sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Matinés do Olímpico!

Tenho me dado conta da diferença de ponto de vista de quando a gente é criança e depois que a gente cresce. E quando eu falo em ponto de vista me refiro a parte geográfica mesmo, a altura dos olhos mais específicamente.

Lembro das matinés que eu frequentei em Copacabana! A minha primeira foi no Olímpico Clube que fica ali na Pompeu Loureiro. Meu pai me levou de carro ate a porta, eu tinha 13 anos recém-feitos, compramos os ingressos, e entramos naquele corredor que levava até o salão, o salão era enorme (daí a diferença na perspectiva, ele nem é tão grande) onde já tocavam aquelas músicas inesquecíveis... Sha na na na Sha na na na Hey Hey Kiss Him Goodbye...

No comando do som dois malucos que depois se tornaram lendas Ademir Lemos e Monsier Limá, hehehe! Procurei alguma foto do Olímpico nessa época (na verdade não achei nada de nenhuma!) e não rolou! Bebida? Droga? Nada disso ali o lance era dançar, zoar como se diz hoje em dia, isso era em 1975, geração cocota, pós-paz-e-amor! Tênis pampêro, calça Lee quatro botões, camisa ValSurf ou Hang Ten esse era o uniforme fora da escola de todo mundo!

E isso remete até as turmas das Ruas, que é um fenômeno muito interessante de Copacabana! Pela evolução das turmas de Copacabana podemos perceber a liberalização dos costumes e a mudança no comportamento social com a introdução das armas de fogo no início dos anos 80!

Nessa época eu morava na Rua Tonelero esquina com a Hilário de Gouveia, mas "andava" ali no Morrinho que fica ali na Rua General Barbosa Lima, tinham dois irmãos que andavam ali nessa época o Sérgio e a Cláudia... deixa prá lá! Bachman Turner Overdrive emplacava vários hits e na matiné a turma fazia duas filas com os meninos dançando de um lado e as meninas do outro... num efeito... digamos... interessante!

E não tinha essa parafernália toda de luz e som, mixagens, nada disso! Eram os sucessos rolando e a galerinha se divertindo prá voltar prá aula na segunda! Um tempo depois começaram os atos de vandalismo, brigas de turma depois da festa, brigas dentro do baile, até que acabou!

Depois veio a Tropicana no Canecão, mas aí eu já não me adaptei muito... era discoteca, e eu achei isso tudo muito esquisito! Aquilo num era dança de homem!

Depois o Limá voltou com a domingueira do Le Bateux, talvez em 78 (?), o fato que nessa época eu já andava na Hilário mesmo, e daí que ali eu estava em casa! Foi uma época muito legal, muito skate no Bairro Peixoto... surfe de peito em Copacabana, Posto 5... muita coisa proibida... muito show no Tereza Rachel! Foi num desses shows, que eu penetrei (depois eu conto mais detalhes!) do Pepeu Gomes, acho que foi o do disco Na Terra a Mais de Mil, aquele que tinha o Brilho da Malacaxêta, sei que ele entra no palco com o violão e diz:

- Galera, vou mostrar uma música que eu acabei de fazer agora há pouco... Você pode fumar baseado...

Vamos dizer que foi minha entrada "oficial" no Rock´n Roll... 1978 em Copacabana!

2007-07-23 10:53:43

3 comentários:

  1. Achei interessante e saudosista ...ah tempo bom!
    ia ambem ao clube nessa época, impressionante sua mémória, tambem tinha isso na minha mémoria e muito do que falou acabou vindo de novo como se fosse ontem! obrigada por não me fazer esquecer!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Que saudades!! eu era cocota...rsrsrsr...época maravilhosa....Olímpico e Tropicana tb....ótimas lembranças...

    ResponderExcluir
  3. hehehe, eu ia também ao olympico em 75, era assim mesmo... mas depois que acabou, eu passei a frequentar o Guanabara, na praia de Botafogo... e foi até o final de 1979... quando apareceu o revolver... aí tudo parou mesmo, não fui à Tropicana ou Help! ou Papagaio... Discoteque era um horror! Hoje canto numa banda de rock, mas... alguém tem fotos da época? do Olímpico?

    ResponderExcluir